segunda-feira, 1 de março de 2010

Toxicidade (II)


  • É a capacidade oculta, própria, que uma substância química possui.


  • É a medida do potencial tóxico de uma substância.

Não existem substâncias químicas atóxicas (sem toxicidade) e também não existem substâncias químicas totalmente seguras ou seja, que não tenham efeitos lesivos ao organismo.Por outro lado, existem substâncias químicas que podem ser utilizadas e administradas com segurança.A toxicidade de uma substância depende da frequência da exposição, da duração da exposição e da via de administração. Tudo depende da dose e da exposição ao nosso organismo.Existe uma relação directa entre a frequência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.Para se avaliar a toxicidade de uma substância química, é necessário conhecer: o tipo de efeito que ela produz, a dose necessária para produzir o efeito, informações sobre as características ou propriedades da substância, informações sobre a exposição e sobre o indivíduo.A toxicidade de uma substância pode ser classificada de várias formas:


Segundo o tempo de resposta



  • Aguda - É aquela em que os efeitos tóxicos em animais são produzidos por uma única ou por múltiplas exposições a uma substância, por qualquer via, durante um curto período, inferior a um dia. Geralmente as manifestações ocorrem rapidamente.

  • Sub crónica - É aquela em que os efeitos tóxicos, em animais, produzidos por exposições diárias repetidas a uma substância, por qualquer via, aparecem durante um período de aproximadamente 10% do tempo de vida do animal ou alguns meses.

  • Crónica - É aquela em que os efeitos tóxicos ocorrem após repetidas exposições, por um período longo de tempo, geralmente durante toda a vida do animal ou aproximadamente 80% do seu tempo de vida.

Segundo a severidade



  • Leve - É aquela em que os distúrbios produzidos no corpo humano são rapidamente reversíveis e desaparecem com o término da exposição ou sem intervenção médica.

  • Moderada - É aquela em que os distúrbios produzidos no organismo são reversíveis e não são suficientes para provocar danos físicos sérios ou prejuízos à saúde.

  • Severa - É aquela em que ocorrem mudanças irreversíveis no organismo humano, suficientemente severas para produzirem lesões graves ou mesmo a morte.

“A dose certa é o que diferencia um veneno de um remédio.”


Ou seja, tal como já foi referido, a toxicidade de uma substância depende de inúmeros factores sendo que todas as substâncias têm um certo potencial tóxico mesmo que sejam fabricadas e/ou consumidas com o propósito de curar alguma doença. Dependente da dose está o grau/nível de toxicidade de uma substância.A propósito da toxicidade patente em todas as substâncias vamos falar e apresentar a dose letal (Dl50) ou seja, a quantidade (em mg) necessária de administração de uma substância química para um indivíduo ter 50 % de probabilidade de morrer, por kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário