segunda-feira, 1 de março de 2010

DL50 de substancias do nosso dia-a-dia (IV)


  • Nicotina: Um cigarro tem entre 10 e 20 miligramas de nicotina. Estima-se que dessa quantidade 1 a 2 miligramas vão entrar na corrente sanguínea do fumador através dos pulmões. Sendo a dose letal da nicotina 50 mg/kg e feitas as contas, para uma pessoa de 60 kg, seriam precisos aproximadamente 300 mg, 150 cigarros, ou 7 maços fumados de seguida para esta ter 50% de hipóteses de morrer. Entre os efeitos do consumo da nicotina estão: doenças cardíacas, diferentes tipos de cancro, deficiências auditivas nos bebés de mulheres fumadoras, distúrbios renais, pode piorar a asma, causar Leucemia, Contusões em actividades físicas, redução da memória, derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes e a longo prazo infertilidade.


  • THC:Todas as drogas, possuem uma substância psicotrópica, o THC (tetrahidrocanabinol). Este composto químico age principalmente no sistema nervoso central, onde altera temporariamente a função cerebral, a percepção, a consciência, o humor, e o nosso comportamento. Estas alterações podem ser vistas como vantagens na medida em que trazem euforia e um aumento relativo da concentração, sendo o THC muito utilizado na medicina; Porém o seu uso corrente pode causar uma dependência física e psicológica, o vício, e neste caso as consequências já são diferentes, como a ansiedade, o pânico, distúrbios na memória, desajustes no controlo motor e alterações da percepção sensorial e temporal. O DL50 do THC é de 1270 mg/kg. Sendo que o cannabis contém 22% desta substancia, e que um fumador regular consome em média 1g de cannabis por dia; Se este fumador pesasse 60 kg, seriam precisos serem fumados 346000 g de cannabis de seguida para este ter 50% de hipóteses de morrer. Apesar de ser um valor muito alto, e bastante improvável, não deixa de ser perigoso!

  • Polónio-210Polónio-210 é um dos elementos radioactivos mais perigosos que existe. Foi descoberto pelos vencedores do Nobel Pierre e Marie Curie em 1898, e ganhou seu nome em homenagem à Polónia, terra natal de Curie. Esta espécie de “veneno” emite principalmente radiação alfa que não afecta quem o transporta, mas sim quem o ingere ou inala. Para a saúde humana, os efeitos podem ser desastrosos, a radiação causa danos graves nas moléculas orgânicas, concentrando a 0sua acção principalmente nos rins, e no fígado. O DL50 do polónio-210 é de 1 a 2 mg/kg, o que faz dele um elemento bastante perigoso. Apesar de não darem conta, as pessoas estão em contacto permanente com quantidades muito pequenas de polônio. Uma das funções do polónio-210 é remover electricidade estática de equipamentos em várias indústrias, evitando choques. Além disso, a energia produzida por este elemento é tão alta que apenas 0,5 g chegam rapidamente aos 500 graus Celsius, assim o polónio-210 já foi usado como fonte de energia termoeléctrica em satélites, que precisam produzir o máximo de energia com o mínimo de peso. Mesmo o manuseamento de um miligrama de polónio-210 é muito perigoso, sendo necessária a utilização de equipamentos especiais. O polónio-210 é também um dos compostos do tabaco, que apesar de ser numa quantidade mínima, é uma das principais causas do cancro nos fumadores. Este composto, já foi anteriormente usado em crimes e suicídios, tendo sido bastante eficaz, na medida em que os únicos vestígios que deixava eram no sangue e na urina da vítima.


  • Naftalina:Tradicionalmente utilizada no combate às traças, a naftalina tem uma lenta passagem da forma sólida para a de vapor, ela é rapidamente absorvida pela via inalaria, oral e dérmica, devido a acção dos solventes orgânicos e os lipídios, tendo efeitos tais como a palidez, fraqueza, anemia, febre, distúrbios gastrointestinais, insuficiência renal, confusão mental, vertigens, restrição do campo visual, redução da sensibilidade à dor, inflamações cerebrais, convulsões ou mesmo coma.A dose letal estimada para o produto é de 5 a15 g para adultos e 2 a 3 g para crianças. Supondo que um pacote de bolinhas de naftalina que está numa gaveta tem 30gr. Passando esta para o estado gasoso, pode ser inalada ou ingerida intencionalmente ou não, sofrendo a vítima efeitos perigosíssimos. Há que relembrar que as crianças estão mais vulneráveis a este tipo de intoxicação, na medida em que a dose letal neste caso é menor do que no caso dos adultos.

  • Etanol:O DL50 do etanol é de 7000 mg por kg. Seriam precisas serem ingeridas 420 g de álcool etílico para uma pessoa de 60kg ter 50% de probabilidade de morrer. Imaginemos agora que um jovem com o mesmo peso, está numa festa e bebe um litro de uma bebida alcoólica com 40% de álcool; Isto significa que 40 g dos 420 g que seriam necessários para este ter 50% de probabilidades de morrer, já estão ingeridos! Há que relembrar que se este individuo consumir outro tipo de substância como por exemplo uma droga, o valor necessário para que este tenha 50% de hipóteses de morrer diminuirá muito, tornando-se mais perigoso.Nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia, maior facilidade para falar. Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores como falta de coordenação motora, descontrole e sono. Quando o consumo é muito exagerado, pode até mesmo provocar o estado de coma. Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais como o peso, a altura, a estrutura física, O consumo de bebidas alcoólicas também pode desencadear alguns efeitos desagradáveis a longo prazo, como por exemplo doenças no fígado, problemas do aparelho digestivo, no sistema cardiovascular (hipertensão e problemas no coração).

9 comentários:

  1. tá bem lindo assim, proibem a cannabis e dalhe nicotina

    ResponderEliminar
  2. nota-se que a carina e a marta e a marcia percebem disto ao molho -.-

    pelo menos o texto em relaçao ao thc é tao errado que nem vou enumerar todos os erros e desinformacao..

    "Todas as drogas, possuem uma substância psicotrópica, o THC (tetrahidrocanabinol)."
    começa logo por uma afirmaçao FALSA: apenas uma planta contem THC: a cannabis. dai que so uma droga a contem: marijuana e seus derivados.
    Dai que nao é perigoso devido a baixissima toxicidade! (360.000g=360kilos!!! é quase meia tonelada de cannabis para dl50!!! deviam ver a da aspirina ou do benuron, que por alguma razao nao se encontram aqui......)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetraidrocanabinol
    leiam e informem-se em sites mais confiaveis..

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Da onde se tirou a informação de q 1 cigarro tem entre 10 e 20 mg de nicotina? a nicotina presente em um cigarro varia de marca para marca e de modelo para modelo (entre 0,3 mg a 1,0 mg).
    A DL50 de nicotina gira em torno de 40 a 60 mg/kg, então você pega a quantidade de nicotina que tem em um cigarro e multiplica pelo maço (entorno de 20 cigarros), você vai chegar a um resultado "X" e então é só calcular com o dobro de um maço a quantidade de nicotina presente em um cigarro (lembrando que a quantidade de nicotina a ser calculada em um cigarro é uma constante, o que varia é a quantidade de cigarros).
    Após achar a quantidade certa, é so dividir pela quantidade encontrada pela quantidade de cigarros contida em um maço (20) e obter o resultado final.
    Óbvio, ninguém irá fumar uma quantidade absurda de cigarro em pouco tempo, mas ha um meio de extrair a nicotina do cigarro (não vou contar como é o processo, se quiserem vão ter que pesquisar na internet).
    PS: não me responsabilizo pelos atos alheios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah, obs:
      a nicotina é altamente tóxica e ela in-natura é mortal. então se eu fosse você, eu não mexia com isso (a não ser o que saiba o que está fazendo).

      Eliminar
  5. Quem quer que tenha caído neste web site saiba já que é tudo mentira, o DL 50 do álcool não é maior que o do thc, quando comecei a ler isto até me ri, vão mase procurar informações de jeito na wikipédia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Lógico que o DL50 do THC é menor que o do álcool não é atoa que todos os dias existem casos de overdose de bebida alcoólica enquanto que nunca ouve um relato de overdose de THC NA história da humanidade

      Eliminar
  6. Esse moço ou não sabe fazer conta, não tem revisor ou não sabe de coisa nenhuma...
    420g é quase meio litro. Um cara que tomar 1/2 litro já bateu a DL 50 (segundo ele).
    USE MINHA TRISTE HISTÓRIA NO SEU ARTIGO. AOS 56, ESTOU GRAVEMENTE MORTO DESDE OS 14.
    Saúde!!!

    ResponderEliminar