segunda-feira, 1 de março de 2010

DL50(III)


A Dose Letal (DL 50) é a dose de uma substância química que provoca a morte de 50% de um grupo de animais da mesma espécie, quando administrada pela mesma via. Exprime-se em miligrama do produto tóxico por cada quilograma de massa corporal (mg/kg). Quanto mais baixo for o DL50 de uma substância mais perigoso se torna, pois é necessário ingerir uma quantidade muito menor da substância em questão para provocar a morte.


O DL50 varia de espécie para espécie e tem consequências diferentes dependendo do tempo de exposição ao agente, da dose que é administrada e do modo como é administrada. Uma determinada substância pode entrar nos organismos, que serão afectados, de diversas formas: por via oral, por via dermal ou por inalação.


Dependendo da substância em questão, o DL50 pode ser mais perigoso quando administrado por inalação do que quando está em contacto com a pele ou por ingestão. No entanto existem substâncias, como a nicotina, que se tornam mais perigosas quando administradas por via oral do que por inalação. Daí que os fumadores sejam mais prejudicados quando fumam do que os fumadores passivos.


Há substâncias que se forem ingeridas com uma concentração muito elevada, apesar de só numa dose e durante muito pouco tempo, tornam-se mais perigosas do que administradas em várias doses de baixa concentração. Existem substâncias que se forem inaladas ou ingeridas em doses muito fracas não mostram efeito de imediato. No entanto por não serem expulsas vão-se acumulando e começam a desencadear reacções nos organismos que ingeriram o produto.


Existem dois tipos de estudos que são feitos para determinar o DL50 das substâncias:


  • Estudos laboratoriais ou estudos “in victro” – estes estudos são feitos com cobaias (animais ou plantas) às quais lhes são administradas as doses do produto que se quer estudar até à morte de 50% da população em questão. Os números obtidos são adaptados para outras espécies nomeadamente para os seres humanos, visto que não se fazem experiências destas em Homens.


  • Estudos epidemiológicos – nestes estudos são analisadas populações de pessoas que por alguma razão, por exemplo um acidente, estiveram expostas a um determinado produto tóxico.


Em seguida vamos apresentar o DL50 (que pode ser surpreendente) de algumas substâncias a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia.



2 comentários: